A iniciativa de realizar o Bem Gestar Online surgiu da necessidade de dar continuidade às atividades coletivas de educação e promoção à saúde voltadas para as gestantes. Inicialmente idealizado pela equipe UBS – Unidade Básica de Saúde do Centro, o programa tornou-se um projeto municipal. Diante do cenário da pandemia, os grupos não puderam ser realizados presencialmente.
Porém, expandir o projeto para todo o município de forma virtual, possibilitou promover o acesso para todas as gestantes nesse período tão importante da vida das mulheres e de suas famílias. O Bem-Gestar on-line teve como objetivo contribuir para o fortalecimento da assistência de atenção primária ao pré-natal e desenvolver ações de educação em saúde às mulheres no período gravídico-puerperal orientando sobre as transformações fisiológicas e emocionais.
Foram abordados temas como: Despertar a busca pela autonomia, desmistificar o parto natural, cuidados no pré-natal , alimentação saudável e saúde bucal , cuidados no puerpério, cuidados com recém nascido, incentivo ao aleitamento materno, incentivo e sensibilização sobre a importância da rede de apoio e envolvimento do parceiro e família. As gestantes tiveram a oportunidade de participar , esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos com a equipe multidisciplinar através dos encontros virtuais.
O trabalho contou com as equipes da Estratégia Saúde da Família e profissionais da equipe multidisciplinar: fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga, enfermeira obstetra , técnicas de enfermagem e doula, vacinadora e a participação de uma enfermeira obstetra coordenadora do Hospital Municipal Ruth Cardoso, possibilitando o estreitamento dos laços com a maternidade de referência, onde as gestantes puderam conversar e tirar suas dúvidas. Os encontros aconteceram semanalmente no período de 20/05 a 18/06 gratuitamente pela plataforma Google Meet.
O projeto vem fortalecer ainda mais a assistência prestada no pré-natal às gestantes do município de Bombinhas, o convite para participar foi realizado pessoalmente através das agentes comunitárias de saúde e pelas enfermeiras durante o pré-natal. Posteriormente foi criado um grupo de WhatsApp com todas as gestantes cadastradas.
Adicionar Comentário