Santa Catarina deve receber o total de 265.400 doses de três lotes de imunizantes nesta quinta-feira (24). Durante a manhã 126,2 mil doses da CoronaVac e 52.350 doses da vacina da Janssen foram recebidos pela equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) no aeroporto de Florianópolis. Essa é a primeira vez que o estado recebe uma remessa da vacina fabricada pela Johnson & Johnson.
Segundo a Dive, outras 86.850 doses do imunizante Pfizer tem chegada prevista para o período da tarde. A distribuição das doses deve começar ainda nesta quinta, segundo a Dive.
Segundo a previsão do órgão, as vacinas dirigidas para a região da Grande Florianópolis serão entregues até o fim de tarde desta quinta. Para outras 16 centrais regionais, a distribuição irá ocorrer a partir de sexta-feira (25).
A tabela de distribuição de quantas doses serão distribuídas por município será divulgada até o final de quinta-feira, de acordo com a Dive.
Vacina Janssen
Essa é a primeira remessa que o estado recebe o imunizante Janssen, fabricado pela Johnson & Johnson. Segundo a Dive, as 52.350 unidades recebidas serão aplicadas em dose única. Essa estratégia, segundo do o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, deve acelerar a vacinação em Santa Catarina.
“Nosso Estado vem ampliando a vacinação. Seguindo nosso calendário, teremos toda a população catarinense maior de 18 anos vacinada com pelo menos com a primeira dose até outubro deste ano”, afirmou o secretário.
SC recebe novos lotes de vacinas contra a Covid-19 — Foto: NSC TV/Reprodução
Vacinação em SC
De acordo com dados Vacinômetro, do Estado de Santa Catarina, até as 13h19 desta quinta, 3.225.957 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas. Deste total, 2.440.711 pessoas tomara a primeira dose (D1) e 785.246 foram imunizadas com a segunda dose (D2).
Contudo, a Secretaria da Saúde alerta para a falta de retorno da população para a aplicação da segunda dose.
“Queremos chegar ao final do ano com a pandemia controlada e, para isso, precisamos da colaboração de todos. É preciso ficar atento ao calendário de vacinação e seguir os protocolos sanitários já conhecidos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Desde o início da pandemia, 1.035.042 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 e 16.496 morreram por causa de complicações causadas pela doença.
Fonte: G1 SC
Adicionar Comentário