Alunos da Escola Básica Municipal Nair Rebelo dos Santos, em Porto Belo, puderam conhecer um pouco mais sobre o impacto da interferência humana no mar através de uma importante exposição realizada pelo Projeto Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMP -BS). A ação fez parte da programação de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, realizada durante todo o mês de junho pela Fundação do Meio Ambiente – FAMAP.
A exposição é chamada de Tenda Itinerária, e tem como principal objetivo mostrar o trabalho realizado pelo Projeto e um pouco daquilo que é encontrado todos os dias no mar, através de animais marinhos que muitas vezes são encontrados mortos.
A bióloga e assistente técnica do projeto Isabela David destaca que a exposição realizada através da tenda tem como objetivo apontar as principais espécies de tetrapodes marinhos ameaçadas de extinção e os possíveis impactos do homem na vida marinha. “Além dos animais em extinção, buscamos trabalhar a sensibilização em relação à interferência humana no ambiente marinho, que causa de forma direta e indireta a morte de animais. Em pequenas e simples palavras, pedimos socorro pelos animais marinhos e pelo seu habita natural, prezando pela conservação dos oceanos” – explica.
O Projeto de Monitoramento de Praias busca avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos, além de necropsia dos encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).
Adicionar Comentário