Close Menu
Hora da Noticia LitoralHora da Noticia Litoral
    A mais vistas

    Itapema chega ao terceiro dia dos Joguinhos Abertos na briga por vagas na próxima fase

    21 de junho de 2026

    Construção do novo Plano Municipal de Turismo de BC avança após reunião com delegados

    21 de junho de 2026

    Segunda reunião sobre o novo Plano Municipal de Turismo de BC será nesta terça-feira

    21 de junho de 2026
    o Facebook X (Twitter) Instagram
    Ultimas Noticias:
    • Itapema chega ao terceiro dia dos Joguinhos Abertos na briga por vagas na próxima fase
    • Construção do novo Plano Municipal de Turismo de BC avança após reunião com delegados
    • Segunda reunião sobre o novo Plano Municipal de Turismo de BC será nesta terça-feira
    • Inscrições para a Festa dos Amigos de BC encerram nesta sexta-feira
    • Defesa Civil de Porto Belo reúne GRAC para alinhar estratégias preventivas contra impactos do El Niño e recebe orientações de profissionais da Amfri
    • Balneário Camboriú participa de capacitação nacional para agentes de turismo
    • Decreto declara de utilidade pública área no pontal norte para preservar a vista da Estrada da Rainha
    • BOMBINHAS PARTICIPA DA FIT CATARATAS E FORTALECE SUA PRESENÇA EM MERCADOS ESTRATÉGICOS
    o Facebook X (Twitter) Instagram
    Hora da Noticia LitoralHora da Noticia Litoral
    • Home
    • Brasil
    • Mundo
    • Esportes
    • Policia
    • Cidades
    • Politica
    • Economia
    • Saude
    • + Ver Mais
      • Educação
      • Musica
      • Tecnologia
    Hora da Noticia LitoralHora da Noticia Litoral
    Home»Saude»Brasil deverá ter centro para enfrentamento de emergências em saúde 
    Saude

    Brasil deverá ter centro para enfrentamento de emergências em saúde 

    Elaine Patricia Cruz - Reporter da Agencia BrasilFonte: Elaine Patricia Cruz - Reporter da Agencia Brasil21 de junho de 2026Nenhum comentário
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Whatsapp Reddit Tumblr E-mail
    brasil-devera-ter-centro-para-enfrentamento-de-emergencias-em-saude 
    Brasil deverá ter centro para enfrentamento de emergências em saúde 
    Compartilhe:
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Até o final deste ano, o Brasil deverá criar um centro para o enfrentamento de emergências em saúde pública. A proposta é que o Centro Brasileiro de Emergências em Saúde Pública (Cbesp), como vem sendo chamado, seja uma instituição para tornar o país mais resiliente e preparado para enfrentar futuras epidemias, surtos e outras emergências sanitárias e até climáticas.

    A ideia foi idealizada pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e vem sendo estudada há alguns anos por especialistas de diversas instituições do país, que pensaram em criar uma estrutura que respeite as normas do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e também seja integrada ao Sistema Único de Saúde e vinculada ao Ministério da Saúde. A governança deve ficar sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    Segundo a proposta, as verbas para o funcionamento do centro seriam provenientes do Orçamento Geral da União. Também está prevista a captação de recursos complementar por meio de convênios internacionais e geração de receitas próprias.

    “A proposta prevê que o centro funcione em lógica de rede, trabalhando de forma estreita e colaborativa com o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais, universidades e instituições de pesquisa”, explicou Gerson Penna, diretor-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

    “Uma de suas grandes inovações será a intersetorialidade: ele promoverá a colaboração permanente entre diferentes setores do governo — como saúde, meio ambiente, agricultura, ciência, tecnologia e inovação —, além de garantir articulação com a sociedade civil”, completou.

    Em entrevista à Agência Brasil, Penna ressaltou que o centro vem sendo planejado como uma política de Estado e não de governo, para não ser suscetível a intercorrências políticas, como ocorreu durante a pandemia de covid-19.

    “Entendemos que uma estrutura permanente com foco em prevenção, preparação e resposta a emergências em saúde pública ajudará o Brasil a reagir mais prontamente às crises”, disse Penna.

    Segundo ele, a pandemia de covid-19, que vitimou mais de 7 milhões de pessoas no mundo, sendo 10% dessas mortes no Brasil, expôs as vulnerabilidades do sistema de saúde do país.

    “Apesar da imensa capacidade do SUS, sofremos com a falta de coordenação do governo federal, com uma comunicação inconsistente e com os ataques do negacionismo científico. O centro trará uma perspectiva nacional unificada, pactuada e baseada exclusivamente nas melhores evidências científicas, fornecendo uma liderança forte e confiável para que os mesmos erros não se repitam”, reforçou.

    Uma das funções do centro será o monitoramento de riscos e estratégias de prevenção, controle e combate a futuras epidemias e pandemias, de modo que o país não reaja tardiamente às crises sanitárias. Ele também deve ficar responsável pela implementação da Política Nacional de Emergências de Saúde Pública (Pnesp).

    “O centro trabalhará em um cenário global cada vez mais complexo, fortemente impactado pelas emergências climáticas, pelo desmatamento e pelos deslocamentos populacionais em larga escala. Apenas em 2024, por exemplo, o Brasil enfrentou simultaneamente a maior epidemia de dengue da história, surtos de mpox, oropouche e a ameaça iminente da gripe aviária, sem falar nas emergências climáticas e desastres. O centro existirá exatamente para atuar nesse espectro amplo de ameaças”, destacou Penna.

    Agilidade

    Com o novo centro, as respostas para situações de emergência poderão ser mais ágeis e articuladas, destacam seus idealizadores.

    “O que nós temos hoje funciona e é feito com muita dedicação por milhares de trabalhadores, técnicos e profissionais, epidemiologistas, matemáticos, médicos e enfermeiros”, afirmou o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, que fez parte do grupo de especialistas que ajudou a propor a criação do centro.

    “Mas a gente avalia que a estruturação de uma organização específica e que cuide disso em conjunto com estados e municípios, e com uma área de inteligência epidemiológica, possa dar uma solução muito mais ágil e muito mais adequada”, reforçou o ex-ministro..

    Entre as vantagens desse centro, estariam a constituição de uma governança específica e de uma equipe técnica de alta qualidade, que seria permanente para atuar nessas emergências. 

    “Nessa nova governança você teria a oportunidade de criar um corpo técnico especializado, cobrindo as várias áreas que envolvem a questão da detecção, do manejo, do enfrentamento, da comunicação e da avaliação, evidentemente sob o controle do Ministério da Saúde e em estreita colaboração com os estados e municípios. Acho que é um salto de qualidade que o Brasil vai dar, com certeza”, disse o ex-ministro. 

    A expectativa do governo federal é que o centro seja criado ainda este ano, segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.   

    “Temos um projeto de lei em andamento para instituir uma política de estado para emergência de doença – e que não fique à mercê de um gestor que resolve não reconhecer o que é evidência científica e fazer políticas fora do que é recomendado internacionalmente”, explicou durante um curso oferecido a jornalistas pelo ITpS.

    “Isso ainda está sendo discutido no âmbito da Fiocruz, em uma nova Fiocruz, que teria mais agilidade para gestão desse tipo de processo”, disse a secretária.

    De acordo com Gerson Penna, o Ministério da Saúde ainda está decidindo como será encaminhada essa proposta de criação do centro. Enquanto isso não ocorre, ele defende que o Brasil ainda precisa discutir a Política Nacional de Emergências de Saúde Pública e atualizar o seu arcabouço legal.

    “As leis que vigoraram durante a pandemia de covid-19 foram feitas especificamente para o período e se extinguiram junto com a suspensão do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii). Diante de um cenário global incerto, que inclui até mesmo riscos geopolíticos, o país necessita de respostas inovadoras e duradouras com urgência. Nossa expectativa é que a discussão caminhe neste ano e que o centro comece a ser implementado em 2027”, afirmou o diretor-presidente do ITpS.

    Compartilhe: o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegrama E-mail
    Elaine Patricia Cruz - Reporter da Agencia Brasil

    Noticias Relacionadas

    SAÚDE: BOMBINHAS SE TORNA REFERÊNCIA REGIONAL NO CUIDADO À FIBROMIALGIA

    21 de junho de 2026

    Cacique Raoni fará cirurgia de desobstrução intestinal neste sábado

    21 de junho de 2026

    Quadro de saúde de Raoni é grave, mas estável, diz Hospital São Paulo

    21 de junho de 2026

    Comentários estão fechados.

    Anunciantes
     
     
     
    As Mais Recentes

    Itapema chega ao terceiro dia dos Joguinhos Abertos na briga por vagas na próxima fase

    21 de junho de 2026

    Construção do novo Plano Municipal de Turismo de BC avança após reunião com delegados

    21 de junho de 2026

    Segunda reunião sobre o novo Plano Municipal de Turismo de BC será nesta terça-feira

    21 de junho de 2026

    Inscrições para a Festa dos Amigos de BC encerram nesta sexta-feira

    21 de junho de 2026
    Noticias Mais Lidas
    Itapema

    Itapema chega ao terceiro dia dos Joguinhos Abertos na briga por vagas na próxima fase

    Fonte: admin21 de junho de 2026

    Itapema inicia nesta sexta-feira (19) o terceiro dia de disputas dos Joguinhos Abertos de Santa…

    Construção do novo Plano Municipal de Turismo de BC avança após reunião com delegados

    21 de junho de 2026

    Segunda reunião sobre o novo Plano Municipal de Turismo de BC será nesta terça-feira

    21 de junho de 2026

    Inscrições para a Festa dos Amigos de BC encerram nesta sexta-feira

    21 de junho de 2026
    Nossas Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    • WhatsApp
    • Telegram
    Anunciantes
     
     
     
    • Anuncie em nosso portal
    • WhatsApp : (00)-00000-0000
    • Celular : (00)-00000-0000

    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : seuemail@hotmail.com
    WhatsApp: (00)-12345-6789

    Facebook Twitter Youtube Instagram

    As Mais Vistas

    Fujimori se aproxima da presidência do Peru e Sánchez convoca protesto

    21 de junho de 2026

    Reforma em Cuba não é capitalismo, mas tentativa de burlar bloqueio

    21 de junho de 2026

    PF investiga esquema de contrabando, corrupção e lavagem de dinheiro

    21 de junho de 2026

    Mais Populares

    Fundo oferece R$ 15 bi por ativos do BRB ligados ao Master, diz GDF

    11 de abril de 2026

    Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento

    21 de junho de 2026

    Ação do governo freia alta de passagem aérea, diz presidente da Anac

    11 de abril de 2026

    Portal News Word © 2022 Todos direitos reservados

    • Quem Somos
    • Contato
    • Quem Somos
    • Contato
    Quem Somos
    Quem Somos

    Your source for the lifestyle news. This demo is crafted specifically to exhibit the use of the theme as a lifestyle site. Visit our main page for more demos.

    We're accepting new partnerships right now.

    Email Us: info@example.com
    Contact: +1-320-0123-451

    As Mais Lidas

    Itapema chega ao terceiro dia dos Joguinhos Abertos na briga por vagas na próxima fase

    21 de junho de 2026

    Construção do novo Plano Municipal de Turismo de BC avança após reunião com delegados

    21 de junho de 2026

    Segunda reunião sobre o novo Plano Municipal de Turismo de BC será nesta terça-feira

    21 de junho de 2026
    Mais populares

    Itapema chega ao terceiro dia dos Joguinhos Abertos na briga por vagas na próxima fase

    21 de junho de 2026

    Construção do novo Plano Municipal de Turismo de BC avança após reunião com delegados

    21 de junho de 2026

    Segunda reunião sobre o novo Plano Municipal de Turismo de BC será nesta terça-feira

    21 de junho de 2026
    o Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    Portal News Trend -COD-8083 © 2026 Todos direitos reservados

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.