Nascido em Lages-SC, mas itapemense de coração, Carlos Alexandre, conhecido popularmente por “Xepa”, desenvolve um trabalho promissor na política da cidade e caiu nas graças de uma população menos favorecida e que sofre diariamente com a falta de infraestrutura e assistencialismo. Foi comerciante em Itapema por muitos anos até despertar o seu interesse pela política ou, de fato, assumir sua principal vocação que é ajudar o povo, principalmente aquele que se encontra em situação de risco. A prova disso foi a maior votação da história de Itapema para um parlamentar.
Hora da Notícia Litoral – Como surgiu o seu interesse pela política em Itapema?
Xepa – Em 2008, eu tinha um colega que queria que eu fosse vereador, mas eu recusei, pois era comerciante na cidade. Não tinha interesse na época. Quando chegamos em 2012, comecei a trabalhar na Prefeitura, e ali fui despertando o meu interesse pela política. Muitas pessoas precisavam de ajuda e comecei a perceber a necessidade de cada uma delas. Concorri em 2016 e fui o quinto vereador mais votado. Agora, em 2020, tornei-me o vereador mais votado da história de Itapema com 1.312 votos.
HNL – Você esperava ser o vereador mais votado da história de Itapema em seu segundo mandato?
Xepa – A gente trabalhou muito. Temos um grupo muito forte e trabalhamos pelo povo. Sempre ficamos na dúvida. A gente observa pessoas com uma estrutura maior, mas, pelo trabalho, eu tinha certeza que Deus iria me ajudar. Se não fosse o mais votado, estaria entre os três.
HNL – Foi mais difícil a primeira ou a segunda eleição?
Xepa – Foi mais difícil a primeira, porque, na segunda eleição, já tivemos, como suporte, o trabalho do primeiro mandato.
HNL – Como está o início da sua gestão na Câmara? Tem recebido apoio dos demais parlamentares?
Xepa – O apoio está 100% de todos os vereadores. Estamos tentando formar uma presidência com uma gestão diferenciada, ao aproximar todas as entidades da cidade, associações de moradores, e demais comunidade.
HNL – Como é a receptividade dos representantes de associações?
Xepa – Está boa, surgindo muitas ideias semanalmente. Temos muitas reivindicações de pavimentação e abertura de ruas, dependendo da necessidade de cada bairro.
HNL – Na sua opinião, qual será o grande desafio de Itapema nos próximos anos, principalmente numa cidade que cresce tanto?
Xepa – Vai ser importante o cuidado com os rios, a água, o saneamento básico, a loucura que se encontra o nosso trânsito. A mobilidade urbana será um grande desafio nos próximos anos.
HNL – E na Câmara de Vereadores? O que você projeta de desafios?
Xepa – Aproximar o Legislativo Municipal ao máximo do povo, principalmente o mais carente que nunca pisou numa Câmara de Vereadores. Só ouve falar sobre o nosso trabalho. Nosso desafio é aproximar essa comunidade do Bairro Morretes, Jardim Praiamar, Ilhota e demais bairros.
HNL – Como está a relação da Câmara com o Poder Executivo?
Xepa – É uma relação ótima, principalmente com os secretários municipais. A gente vem conversando muito e fazendo reuniões. Tenho certeza que esta relação dará muitos frutos e quem ganha é a população. Mesmo com este período de pandemia do coronavírus, dá pra esperar muito de Itapema.
HNL – Mais alguma declaração que queira dar aos leitores do Hora da Notícia Litoral?
Xepa – Gostaria de agradecer a toda a equipe e dizer que a Câmara estará sempre à disposição não só de Itapema, mas de toda a região. Sempre serão bem-vindas novas sugestões e ideias.
Adicionar Comentário