Mais um passo será dado nesta terça-feira (29), para o encaminhamento do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis): o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará em Itajaí às 11h para assinatura do protocolo de intenções do projeto.
A assinatura será na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que contempla todas as cidades envolvidas no plano de mobilidade.
Com a assinatura deste protocolo, o Governo do Estado se dispõe a:
- Aportar recursos no projeto para cooperar com os municípios nas desapropriações e obras necessárias;
- Conceder as outorgas e/ou delegações para a operação do transporte coletivo entre os municípios da região;
- Organizar o processo de PPP do túnel entre Itajaí e Navegantes.
“Na prática, a entrada do Governo Estadual no projeto traz maior agilidade e dinamismo para que se atinjam os objetivos com mais celeridade”, disse ao ND Mais o engenheiro e coordenador da Unidade de Coordenação do Projeto, João Luiz Demantova.
Sobre o Promobis
O projeto visa desenvolver uma rede integrada de mobilidade e transporte público nos 11 municípios da Amfri (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo).
Entre as grandes novidades previstas no Promobis, está um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, o primeiro sistema de BRT (bus rapid transit) da região, exclusivamente com ônibus elétricos, e um programa de mobilidade ativa em Balneário Camboriú.
Obras devem iniciar em 2025
Em abril, o Banco Mundial aprovou empréstimo de US$ 90 milhões (R$ 460 milhões em cotação para o real) para dar prosseguimento ao projeto.
Na época em que o crédito foi aprovado, o ND Mais conversou com Demantova, que disse que as primeiras obras devem iniciar em 2025. Já a execução do túnel, em 2026.
“O Promobis segue o seu curso. Atualmente estamos em cumprimento da documentação junto ao Governo Federal (STN – PGFN e Casa Civil) para a assinatura do financiamento que já está definitivamente aprovado pelo Banco Mundial. A previsão é que a assinatura ocorra em março/2025 e as contratações já a partir de abril do próximo ano”, conclui Demantova.
(Por ND Mais)
Adicionar Comentário