Realizado com estudantes da escola municipal Dona Dilma Mafra, o projeto foi desenvolvido com a finalidade de integrar os estudantes, que no primeiro semestre deste ano estavam divididos com aulas presenciais em grupos diferentes e em casa, no sistema remoto de ensino.
O projeto Correio Dilma promove o estímulo da escrita espontânea e significativa é um canal de integração entre a comunidade escolar e é um importante recurso pedagógico para exercitar habilidades essenciais como escrita e leitura.
Desta forma, uma rede de comunicação entre estudantes foi formada, e naturalmente se ampliou para a direção, professores e funcionários. Valorizando o vínculo de amizade, harmonia e compreensão da importância da comunicação em nossa vida.
A Coordenadora Pedagógica iniciou o projeto enviando uma carta para cada estudante, o texto buscou estimular a produção e troca de cartas entre os estudantes.Uma caixa de Correio foi disponibilizada no refeitório da escola, onde os estudantes podem depositar seus envelopes livremente em todos os dias da semana, duas vezes na semana a coordenadora realiza a entrega.
O prefeito do município, Paulo Henrique Dalago Muller foi contemplado com diversas cartinhas dos estudantes e parabeniza o projeto “Fiquei muito emocionado, em tempos de tecnologia, as relações estão praticamente restritas ao meio eletrônico, através de mensagens via celular ou internet e o estímulo a escrita é importante pois quando escrevemos uma carta, levamos sentimentos à outra pessoa” conta.
O carinho em formato de cartas pulam a extensão da escola. Entre os estudantes e funcionários, a opinião é unânime:
“Amei poder enviar cartinhas. Como não podemos encontrar com as outras pessoas de turmas diferentes da nossa, graças às cartas podemos nos comunicar com as outras turmas.” Estudante 5º ano
“Eu acho uma ótima ideia o Correio Dilma porque podemos conversar com as pessoas a distância.” Estudante 5º ano
“Eu particularmente amo o projeto, assim podemos nos conectar mais com os outros colegas, não parem o projeto.” Estudante 4º ano
“Eu estou gostando porque posso falar com as pessoas que estão em outra semana ou sala.” Estudante 3º ano
“Receber as cartinhas mudou meu dia. Pendurei uma na porta da minha geladeira. Tem dias que a gente se sente desmotivada e ler o carinho em palavras me deu um ânimo especial.” Merendeira matutino
“No momento da entrega das cartas é visível a emoção e expectativa nos olhos das nossas crianças. Não imagina que o projeto teria essa proporção de afeto e incentivo no dia a dia da nossa escola. É gratificante.” Coordenadora Pedagógica
“Receber uma carta mexe com nosso lado afetivo. Ativa nossa memória de outros tempos onde a carta era o principal meio de comunicação. Uma ferramenta condutora de sentimentos.” Secretaria Escolar
Adicionar Comentário