Projeto Percussão Catarina é uma iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil, que está iniciando uma nova circulação pelo estado, começando pela cidade de Tijucas
O músico e educador musical Luciano Candemil se dedica, há alguns anos, a compartilhar seus conhecimentos sobre os ritmos afro-brasileiros em diversas ações formativas. Neste mês, ele está iniciando nova circulação pelo estado com uma série de oficinas que terão sua primeira parada em Tijucas. As práticas acontecem nos dias 24 (sábado) e 31 (sábado), com oficinas práticas e roda de conversa, na Associação Beneficente Tenda de Umbanda Caboclo Ubirajara Flecheiro. A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição através do formulário disponível em https://percussaocatarina.com/rouanet2024-inscricoes/.
Nesta edição da oficina, desenvolvida em parceria com a associação, Luciano Candemil vai trabalhar com uma abordagem focada nos vários ritmos do universo da umbanda, principalmente aqueles tocados no litoral catarinense. A intenção é compartilhar os conhecimentos musicais presentes nos terreiros e, assim, contribuir com a valorização de parte importante da cultura negra e das religiões de matriz africana.
Nos dois dias, haverá atividades práticas em que os participantes vão aprender as características de ritmos como o samba cabula, toque nagô, congo, ijexá, barravento, entre outros. No segundo sábado, a oficina será seguida de uma roda de conversa sobre estes ritmos, suas origens históricas e sua importância no universo das manifestações culturais de origem afro-brasileira. Este é, também, um importante momento para a troca de ideias, debates e esclarecimento de dúvidas.
Luciano Candemil, responsável pelas oficinas, comenta sobre a passagem do projeto por Tijucas. “Temos uma parceria já bem bacana com a associação e é muito bacana poder voltar para mais esse ciclo de formação. O universo da umbanda tem uma riqueza e variedade de ritmos muito grande, que merecem nosso olhar atento para serem valorizados e disseminados para mais gente. Vai ser um grande prazer iniciar a circulação desse projeto pela cidade”, afirma.
O projeto Percussão Catarina
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense. Ao longo de todo o semestre, o músico vai promover vivências artísticas em diversas regiões do estado, sempre de maneira gratuita.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), com patrocínio da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e TEPORTI – Terminal Portuário de Itajaí LTDA., produzido pela Cand Music Produções Artísticas.
Adicionar Comentário