Internacional

Russos ampliam ataques e tomam Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia

Tropas russas ampliaram ataques e bombardearam Kharkiv na noite desta quarta-feira (2), sétimo dia de invasão russa à Ucrânia. O incidente deixou oito pessoas mortas, sendo duas crianças.

De acordo com o governador regional Oleg Synegubov, bombardeios russos mataram pelo menos 21 pessoas e deixaram 110 pessoas feridas apenas em Kharkiv nas últimas 24 horas. Áreas residenciais e o prédio de administração regional também foram atingidos por mísseis russos, segundo os ucranianos.

As tropas russas tomaram a cidade de Kherson, um ponto estratégico entre a Crimeia, dominada pelo Kremlin e o sul da Ucrânia e aumentaram o cerco à capital da Ucrânia, Kiev.

Eles devem intensificar ação militar para tomar a cidade. O controle de Kherson, de 300 mil habitantes, possibilita aos russos ter mais forças para tentar controlar as cidades de Odessa e Mariupol.

Cerca de 10 oficiais russos entraram armados na prefeitura, segundo o prefeito da cidade, Igor Kolykhaev. Eles tinham planos de estabelecer um centro administrativo lá.

Mais bombardeios

Quatro pessoas morreram na cidade de Zhytomyr, após outro registro de bombardeio russo por um míssil de cruzeiro, que aparentemente era direcionado a uma base aérea próxima. Segundo o conselheiro do Ministério Interior, Anton Gerashchenko, uma das vítimas seria uma criança.Cidade de Kharkiv, na Ucrânia, já mostra os primeiros sinais de guerra – Foto: Michael A. Horowitz/@michaelh992/Divulgação/NDCidade de Kharkiv, na Ucrânia, já mostra os primeiros sinais de guerra – Foto: Michael A. Horowitz/@michaelh992/Divulgação/ND

Relatos da imprensa ucraniana apontam que foram emitidos alertas sobre ataques aéreos durante toda a madrugada em diferentes cidades do país. Os moradores de Kiev, Chernihiv, Sumy, Pyryatyn, Myrhorod e Dnipro foram aconselhados a procurar abrigo.

Postos de atendimento consular

O Itamaraty anunciou nesta quarta (2) a abertura de dois postos de atendimento consular visando “aperfeiçoar os mecanismos emergenciais de assistência aos cidadãos brasileiros que buscam deixar a Ucrânia”.

Os locais vão auxiliar na emissão de documentos de viagem e na “retirada, ordenada e segura”, de brasileiros do território ucraniano.

Um dos postos fica na cidade de Lviv, que faz fronteira com a Polônia, que é para onde os brasileiros estão se dirigindo em grande número. O outro fica localizado em Chisinau, capital da Moldávia. Essa base vai facilitar a assistência aos brasileiros que pretendem sair da Ucrânia pela Romênia.

Fonte: ND+

Tópicos

Equipe de Notícias

Hora da Notícia é um jornal online, atualizado em tempo real através do endereço www.horadanoticialitoral.com.br, que disponibiliza informação geral independente e pluralista.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campeonato Brasileiro

Carregando…

Campeonato Brasileiro

Media of the day

Publicidade

Tabela do Brasileirão

Carregando…

Campeonato Brasileiro