Cidades Itapema

Prefeitura apresenta a Meia Praia do futuro para vereadores e AMME

O Assessor de captação de recursos e Projetos da Prefeitura de Itapema, Marcelo Correia, apresentou obras importantes para a Meia Praia, e que devem mudar o cenário da cidade nos próximos anos

Uma reunião que aconteceu na tarde desta quarta, dia 03/02, entre vereadores, a AMME (Associação de Moradores da Meia Praia) e o assessor de captação de recursos e Projetos da Prefeitura de Itapema, Marcelo Correia, apresentou o que podemos chamar de “Meia Praia do futuro”, com a explanação de todos projetos de expansão e melhorias que estão em andamento no município.

O encontro foi intermediado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Alexandre Xepa (Progressistas). Participaram, também, os vereadores Huan Back (PSD), João da Farmácia (PSD) e Raquel da Saúde (PSL). Os vereadores Beth Rocha (PSD) e Adriano Pivotto (Podemos) enviaram seus representantes para acompanhar a apresentação, já que não puderam estar presentes.

O presidente da AMME, Rubens Ribeiro dos Santos, acompanhou toda discussão, ao lado de demais membros da diretoria da associação. Ele apresentou uma pauta da entidade, com itens que vão de encontro aos projetos apresentados pela Prefeitura Municipal.

Na oportunidade, Marcelo Correia listou as principais obras para o bairro Meia Praia, bem como a fase em que cada uma está, e a previsão de quando esses projetos devem se tornar realidade no município.

Terceira Avenida

Destaque para a ampliação da Terceira Avenida, que foi dividida em dois trechos: Trecho Sul (da Rua 288 até a Rua 316), e Trecho Norte (ligando a Terceira Avenida da Rua 232, até a Rua 244). O trecho Sul tem previsão de ser iniciado em agosto deste ano, e o trecho norte, em março do ano que vem. A revitalização da faixa já existente da Terceira Avenida também já foi iniciada e deve ser retomada neste mês de fevereiro.

Faixa de areia

Algumas obras importantes, como o engordamento da faixa de areia e drenagem da orla da Meia Praia, devem acontecer a longo prazo. Esta, por exemplo, precisa ainda ser projetada, aprovada ambientalmente, viabilizada financeiramente, para então ter a obra final licitada, e iniciada. Processo que deve ser iniciado em maio deste ano, e executado somente daqui dois anos. A Prefeitura também quer ligar o Parque Linear da Meia Praia, ao calçadão do Centro, obra que deve ser licitada até novembro deste ano, e tem previsão de ser iniciada em fevereiro do ano que vem.

Trânsito

Obras importantes e esperadas pela população já estão sendo projetadas, como a criação de uma ponte sobre o Rio Perequê, na altura da Rua 306, criando uma nova ligação do bairro da Meia Praia com a Marginal da BR 101. Esta obra tem previsão de ser iniciada no começo do ano que vem.

Já um elevado de ligação para quem vem do Centro de Itapema para o Bairro Meia Praia (veja na imagem), promete desafogar o principal acesso ao bairro Meia Praia e Morretes.  Esta também é uma obra a longo prazo, com previsão de ser iniciada em março de 2023. A ligação terá sentido Centro-Meia Praia. A vereadora Raquel sugeriu ao Assessor Marcelo que um elevado de ligação sentido Meia Praia Centro, no mesmo local, também seja considerado, desafogando o trânsito neste mesmo acesso. Correia elogiou a sugestão da vereadora e disse que vai analisar a viabilidade.

A manutenção e modernização da Potne do Rio Perequê, na divisa entre Itapema e Porto Belo, também está na lista e deve ser licitada até setembro, e iniciada em março de 2022.

Túnel da 246

E na questão trânsito não poderia faltar uma solução para um dos pontos mais críticos do trânsito da Meia Praia: o túnel na Marginal da Rua 246. A Prefeitura desenvolveu um projeto que chama de “agulha de incorporação”. Ele nada mais é do que criar um acesso (antes do túnel, nas proximidades da Cassol, no sentido Perequê-Meia Praia), evitando que os veículos tenham que usar o túnel para ter um acesso à BR 101, já que um estudo mostrou que 50% dos veículos que cruzam o local buscam uma saída para a rodovia. Esta é uma obra que deve acontecer a curto prazo, e já está em fase avançada, com licitação prevista para maio e início da sua execução prevista para a metade deste ano.

Píer Turístico

Projeto importante para os municípios de Itapema e também Porto Belo, deve começar a sair do papel ainda em 2021. O projeto também já está avançado nas etapas burocráticas (topografia, projeção, aprovação ambiental, viabilidade financeira e licitação), e deve ser licitada a concessão agora no mês de maio, dando sequência à sua execução.

Ciclovias

Na metade deste ano, a Prefeitura pretende iniciar a implantação das ciclovias e ciclo-faixas previstas no Plano de Mobilidade Urbana de Itapema. Marcelo Correia destacou que as ciclovias vão se concentrar no lado Leste (esquerdo) das vias, e devem contemplar toda extensão da Avenida Nereu Ramos e 2ª Avenida.

Equipe de Notícias

Hora da Notícia é um jornal online, atualizado em tempo real através do endereço www.horadanoticialitoral.com.br, que disponibiliza informação geral independente e pluralista.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campeonato Brasileiro

Carregando…

Campeonato Brasileiro

Media of the day

Publicidade

Tabela do Brasileirão

Carregando…

Campeonato Brasileiro