Porto Belo

LEGISLATIVO HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Entre 12 e 20 de maio é celebrada a Semana da Enfermagem, data instituída em maio de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek com base em duas efemérides: o nascimento da britânica Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, em 12 de maio de 1820, e o falecimento de Ana Neri, pioneira da enfermagem no Brasil, em 20 de maio de 1880. Técnicos e auxiliares de enfermagem também são lembrados no dia 20 de maio. Considerando o atual momento de crise de saúde pública, resultado da pandemia do novo coronavírus, a atuação desses profissionais ganhou ainda mais relevo. Por conta disso, a Câmara de Vereadores decidiu homenagear os profissionais de enfermagem do município com moções de agradecimento.

A iniciativa partiu do vereador emedebista Jonas Raulino e teve adesão do presidente Joel Lucinda (MDB) e demais membros da Casa. Segundo o autor, o gesto demonstra reconhecimento “pelo trabalho que prestam à nossa comunidade. É uma forma de parabenizar essas pessoas pelo tanto que batalham pela nossa gente”. Ele ainda lembrou que, com a pandemia, não apenas o trabalho nas unidades de saúde aumentou, como o risco à saúde dos próprios profissionais. “É uma homenagem merecida”, afirmou Jonas, em pronunciamento na tribuna.

O serviço público municipal conta atualmente com 61 pessoas, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuando no Pronto Atendimento do Centro, nas unidades básicas de saúde dos bairros, centros de especialidade e demais órgãos da Secretaria Municipal de Saúde. As moções a eles endereçadas foram aprovadas na sessão ordinária desta segunda-feira (10). Na mesma reunião, o plenário aprovou o envio de moções de agradecimento a sete funcionários públicos que obtiveram aposentadorias por tempo de serviço. O grupo soma trajetórias que vão de 20 a 39 anos de atuação. A homenagem foi idealizada pela vereadora Silvana Stadler (PL).

SINALIZAÇÃO NO CAIXA D’AÇO

Outra matéria aprovada na sessão desta semana foi o requerimento n° 27/21, assinado por todos os vereadores e encaminhado ao prefeito Emerson Stein (MDB), solicitando reforço na fiscalização da atividade náutica realizada na enseada do Caixa D’Aço, no bairro Araçá, visando coibir episódios de perturbação da ordem pública. O documento é resultado de uma reunião realizada na tarde desta mesma segunda-feira, na Câmara, envolvendo o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famap), Fredolino Bento, o diretor municipal de Segurança Pública, Samuel Machado, e os vereadores Jonas Raulino (MDB), Bento Voltolini (PL) e Willian Ismael dos Santos (Progressistas). Na oportunidade, os parlamentares sugeriram a instalação de boias de sinalização alertando para os procedimentos permitidos naquele espaço, o que foi oficializado no requerimento.

Além desse requerimento, os parlamentares aprovaram o pedido dos vereadores Diogo Santos (MDB) e Professor Juliano (Progressistas) ao Executivo, de informações sobre o andamento do cadastro de protetores e cuidadores de animais soltos ou abandonados, instituído pela Lei Municipal 2.969, sancionada em março. A lei é resultado de um projeto de lei assinado pelos dois vereadores.

SOLIDARIEDADE A SAUDADES

Na última semana, causou grande repercussão o crime cometido em Saudades, município da região oeste do Estado. Um indivíduo invadiu uma creche e matou cinco pessoas: três crianças com menos de dois anos de idade e duas funcionárias da unidade. Nesta segunda-feira (10), em sua fala na tribuna, o vereador Magno Muñoz prestou solidariedade às famílias das vítimas e manifestou preocupação com a segurança das escolas e creches do município: “Não estamos escapes de acontecer aqui”, alertou.

Em aparte, Professor Juliano informou que, em razão da pandemia, as unidades de ensino têm adotados protocolos de segurança, evitando que pessoas alheias ao ambiente escolar tenham acesso às dependências. Para Magno, uma maneira de prevenir novos atentados é tornar tais protocolos permanentes. Ele também defende que a Guarda Municipal tenha sua atuação direcionada para um patrulhamento mais efetivo em áreas onde há escolas.

Equipe de Notícias

Hora da Notícia é um jornal online, atualizado em tempo real através do endereço www.horadanoticialitoral.com.br, que disponibiliza informação geral independente e pluralista.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campeonato Brasileiro

Carregando…

Campeonato Brasileiro

Media of the day

Publicidade

Tabela do Brasileirão

Carregando…

Campeonato Brasileiro