Desde 2020, o país tem como metas estabelecidas atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033 – conforme previsto no Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020). Para atingir ao que foi proposto, é necessário que os investimentos na infraestrutura de saneamento aumentem consideravelmente.
Segundo o novo diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, os investimentos em água e esgotamento sanitário foram de R$22,5 bilhões em 2022 – sendo esse montante 30% maior do que no último ano.
A Águas de Bombinhas está comprometida com o alcance desses objetivos. Após a universalização do abastecimento, a concessionária está agora na fase de implantação do novo sistema de esgotamento da cidade. A expectativa é de que a Estação de Tratamento de Esgotos seja concluída e entre em operação ainda neste ano.
O acesso pleno aos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto gera impactos significativos e abrangentes para toda sociedade, conforme texto divulgado pelo Instituto Trata Brasil. Uma vez que o país alcance a universalização, os benefícios serão em âmbitos sociais, ambientais e econômicos, algo que também se traduz em geração de renda e criação de empregos.
Saiba mais sobre a Águas de Bombinhas pelas redes sociais: www.facebook.com.br/aguasbombinhas e instagram @aguasbombinhas.
Adicionar Comentário