Internacional

Crise na Argentina complica ida de Borja ao River Plate e pode afetar mais clubes do país

A crise econômica da Argentina pode complicar a ida do atacante ex-Palmeiras, Borja, ao River Plate e afetar outros clubes do país. No início desta semana, o Banco Central do país anunciou algumas medidas, dentre elas a interrupção da venda de dólares no câmbio oficial. Isso pode impedir que o time de Marcelo Gallardo pague pelo colombiano.

A determinação visa frear a saída da moeda estrangeira no país. Com isso, o câmbio paralelo, o chamado dólar blue, disparou. Empresas e outras entidades, como os clubes de futebol, podem fazer operações com o chamado dólar MEP, ou dólar Bolsa. Mas a cotação é o dobro do oficial.

Segundo o jornal Clarín, o River Plate tem em sua conta 195 milhões de pesos argentinos, que seriam destinados ao pagamento de US$ 1,5 milhão (R$ 8 milhões) para o Junior Barranquilla, referente à primeira parcela da transferência de Borja. A quantidade, porém, é baseada na cotação oficial do dólar, que é de 126 pesos argentinos.

Com a nova medida do Banco Central, o Millonario não pode fazer a operação a esse preço. Para conseguir realizá-la esta semana e inscrever Borja no Campeonato Argentino e na próxima fase da Libertadores, o River teria que utilizar o dólar MEP, que, no momento, está a 272 pesos. O valor a ser pago pelo time argentino saltaria para 408 milhões de pesos.

Adquirir dólar MEP, ou dólar Bolsa, consiste em comprar um título ou uma quantidade de pesos para posterior venda em dólares. A operação pode ser online e com aplicações financeiras. Mas a venda só pode ser realizada 24 horas depois da compra, o que também pode atrapalhar o negócio do River Plate com Borja. O colombiano chegou a se despedir dos companheiros no Junior Barranquilla, mas a transação não está confirmada.

Clubes argentinos afetados

A negociação do River Plate com Borja é apenas um exemplo da consequência da medida para os clubes argentinos. A imprensa do país teme que as equipes fiquem menos atrativas e percam ainda mais para os times brasileiros na concorrência por jogadores estrangeiros.

A determinação do Banco Central pode influenciar ainda no pagamento de contratos de atletas cujos vencimentos são estipulados em dólar. O próprio Millonario vê o sonho de ter Luis Suárez mais distante a partir de agora. O Boca Juniors fez uma proposta para Vidal, mas o chileno acertou com o Flamengo.

Muito atrelada ao dólar, a economia argentina vem sofrendo baques ao longo dos últimos anos. A inflação acumulou 29,3% entre janeiro e maio de 2022, e foi de 60,7% para o período entre maio 2021 e maio 2022, uma das mais altas do mundo.

No último sábado, o ministro da Economia, Martín Guzmán, renunciou ao cargo. Na segunda-feira, Silvina Batakis assumiu a pasta.

(GE Globo)

Ocean

Trusted by https://ethereumcode.net

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campeonato Brasileiro

Carregando…

Campeonato Brasileiro

Media of the day

Publicidade

Tabela do Brasileirão

Carregando…

Campeonato Brasileiro