A secretaria municipal de Saúde de Tijucas, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou hoje (12) o primeiro caso de Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos.
Trata-se de um homem de 27 anos, morador de Tijucas. O mesmo apresentou sintomas na semana passada, passou por consulta na Vigilância do município e em seguida coletou amostras das pápulas e sangue para exame. O resultado saiu hoje como positivo, confirmando assim, a suspeita.
O paciente está isolado e em tratamento desde o dia da suspeita, e os contatos, em monitoramento pela vigilância em Saúde.
Sobre a varíola dos macacos:
O Monkeypox é uma doença causada pelo vírus monkeypox, que foi descoberto pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa. O primeiro caso humano da doença foi registrado em 1970, no continente africano.
O Monkeypox pode se espalhar para qualquer pessoa por meio de contato próximo, pessoal, muitas vezes pele a pele.
O vírus pode se espalhar em fluidos ou secreções de feridas de pessoas que estão com a infecção, sendo que permanece em investigação a possibilidade do vírus estar presente em outros fluidos corporais como sêmen e fluidos vaginais.
O que fazer em caso de suspeita:
☝️ Em caso de suspeita procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa. O paciente tem que estar usando máscara de proteção e álcool 70% nas mãos e deve informar imediatamente a possibilidade da suspeita.
Adicionar Comentário