Porto Belo

Câmara realiza sessão no Sertão de Santa Luzia


Parlamento retoma projeto que não ocorre há mais de uma década. Objetivo é aproximar o Poder dos cidadãos


PORTO BELO — A Câmara de Vereadores retomará nesta quinta-feira (1°) um procedimento que não realiza há mais de uma década: fará a sessão ordinária fora do paço legislativo Vereador Amadeu Serafim Raulino, no Centro. Invertendo a lógica segundo a qual a comunidade vai ao parlamento, o parlamento será provisoriamente instalado na Escola Municipal Fidelis Antônio Garcia, no Sertão de Santa Luzia. A reunião terá início às 19 horas e a expectativa é que a população do bairro acompanhe os trabalhos.
“O objetivo é levar a Câmara para perto das pessoas e discutir as pautas de interesse de cada bairro ali mesmo, junto com as pessoas”, explica o presidente da Casa, vereador Jonas Raulino (MDB), que resolveu reativar um dispositivo que foi inserido no regimento interno do Legislativo através de um projeto de resolução aprovado em setembro de 2007 — o qual estabeleceu, entre outras mudanças regimentais, ser facultado à Mesa Diretora “designar realização de sessões itinerantes em locais previamente estabelecidos” (artigo 3°, § único).
A inovação, entretanto, demorou mais de três anos para ser colocada em prática. Apenas em abril de 2011 registrou-se a primeira sessão itinerante no Sertão do Valongo. Durante aquela legislatura houve rodízio de reuniões em todos os bairros — expediente que Jonas, eleito em 2012 e, portanto, participante do processo, pretende reprisar ao longo desta e das próximas primeiras quintas-feiras de cada mês, quando a Câmara realiza sessões para fechar o calendário de cinco encontros mensais.
“Acho que é de suma importância fazer essa aproximação com os bairros. Sabemos que hoje em dia, com a transmissão ao vivo, qualquer pessoa do município pode acompanhar as sessões. Mas é importante que os vereadores façam esse movimento de discutir as prioridades dos bairros diretamente com os mais interessados, que são os moradores desses lugares”, analisou o presidente.

Equipe de Notícias

Hora da Notícia é um jornal online, atualizado em tempo real através do endereço www.horadanoticialitoral.com.br, que disponibiliza informação geral independente e pluralista.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campeonato Brasileiro

Carregando…

Campeonato Brasileiro

Media of the day

Publicidade

Tabela do Brasileirão

Carregando…

Campeonato Brasileiro