A Câmara Municipal de Itapema realiza nesta terça (12/11), às 19h, a 40ª Sessão Ordinária do ano. Dois Projetos de Lei estão pautados para a Ordem do Dia, portanto serão votados em plenário essa noite.
O primeiro, o Projeto de Lei nº 97/2024, de autoria da prefeita Prefeita Nilza Simas, propõe regulamentar a Transferência de Potencial Construtivo (TPC) para viabilizar a desapropriação de áreas que vão permitir a interligação de vias públicas. O projeto traz uma iniciativa importante, para promover o crescimento urbano mais ordenado, com a conexão entre ruas.
As faixas de terra que serão desapropriadas pelo poder público estão localizadas no Bairro Morretes, nas Ruas 430-C até a 460-B e 430-B até a 460-A, e serão utilizadas para abertura e ligação entre elas. Segundo a Prefeitura o objetivo é melhorar a mobilidade urbana do bairro Morretes. O PL vai ser votado hoje à noite pelos vereadores de Itapema.
O segundo PL na Ordem do Dia, traz uma mudança no Regimento Interno da Câmara Municipal. O Projeto de Resolução nº 2/2024, apresentado pelo vereador Sidinei Florêncio (Nei da van – Republicanos) com coautoria de outros oito vereadores, busca permitir a execução do Hino Nacional na abertura das Sessões Ordinárias da Câmara, sempre na primeira plenária de cada mês. A matéria também vai ser votada nesta terça.
MOÇÃO AO REI DO BALDE
Outro destaque da noite, é a homenagem ao cidadão itapemense e empresário Luciano Ferreira, que recebe Moção de Aplausos e Reconhecimento através do vereador Nei da van (Republicanos). Conhecido popularmente como “Gaiola”, Luciano conciliava o trabalho como vendedor em uma loja local, e a prática do surf.
Em paralelo à sua paixão pelas ondas, Luciano começou a trabalhar com fibra, fazendo caixas de ar condicionado e casinhas para cachorros, e já se estabelecia como empresa. Assim nasceu a Fibracx. Era ele quem comprava os insumos, produzia e saía para vender em uma Kombi.
Na época, percebeu o interesse das crianças na praia pelas pranchas, mas que tinham um custo alto. Surgiu então a ideia de lançar uma prancha pequena de bodyboard, voltada ao público infantil. Assim ele começou a produzir de uma maneira totalmente artesanal o produto que abriria caminho para um outro item que as crianças adoram brincar na praia: balde de areia!
Em 2014, então, a empresa iniciou a produção de baldinhos com a aquisição de duas injetoras compradas em São Paulo. Mesmo sem entender de equipamentos, Luciano e sua esposa Luciana ousaram mais uma vez tornando-se líder de mercado nesse segmento, hoje com um portfólio de mais de 20 produtos.
Com um parque industrial de quase 10 mil metros quadrados, sete galpões e mais de 60 colaboradores diretos e indiretos, a empresa “Rei do Balde” se solidificou como uma marca genuinamente catarinense que expandiu fronteiras. Seus produtos são distribuídos em todo país e participa das maiores feiras do segmento. Trinta anos depois, esse história será contada no plenário itapemense, reconhecendo a trajetória do cidadão e empresário da nossa cidade.
PARTICIPAÇÃO POPULAR NA TRIBUNA DO POVO
Ainda na Sessão desta terça, a Tribuna do Povo contará com a participação do vereador eleito de Itapema, André de Oliveira (Novo), que apresentará um abaixo-assinado referente ao Projeto de Lei 072/2024. Esse espaço destaca o compromisso da Câmara com a escuta ativa da comunidade e proporciona uma oportunidade direta para que os cidadãos contribuam com sugestões e observações sobre temas relevantes para a cidade.
REQUERIMENTOS AMPLIAM DEBATE SOBRE A CIDADE
Na sessão de hoje, os vereadores apresentam oito requerimentos com temas que refletem as preocupações da comunidade com infraestrutura, saúde e segurança pública. Esse instrumento de fiscalização pública do vereador, evidencia o esforço em cobrar soluções para questões prioritárias da cidade. Confira os destaques:
- Requerimento nº 114/2024: do vereador Lázaro Júnior (PSD), questiona a CONASA sobre medidas para prevenir vazamentos de esgoto nas praias de Itapema, que ocorrem principalmente na temporada de verão. O requerimento cobra informações sobre o aumento da capacidade de tratamento de esgoto e ações contra ligações clandestinas.
- É dele também o requerimento nº 117/24, cobra da Prefeitura que medidas estão sendo aplicadas para combater os excessos cometidos pelos condutores de ciclomotores, bicicletas elétricas e demais, e questiona por que a Legislação municipal que proíbe equipamentos autopropelidos no Calçadão não é aplicada? Lázaro apresentou ainda outros quatro requerimentos, disponíveis para consulta pública no site da Câmara Municipal.
- Requerimento nº 118/2024: do vereador Eurico Osmari (Republicanos), solicita que a Celesc notifique as companhias de telefonia e internet sobre a retirada de fios soltos e cabos danificados em diversos bairros da cidade. Este requerimento busca resolver um problema recorrente de segurança e organização visual nas vias de Itapema.
PARTICIPE OU ASSISTA AO VIVO
A sua presença no plenário fortalece o exercício da cidadania e torna Itapema uma cidade mais participativa. Acompanhe de perto as decisões que impactam o seu dia a dia, participando das Sessões Ordinárias, que acontecem toda terça, às 19h. Você também pode assistir ao vivo pela transmissão no canal do Youtube da Câmara de Itapema.
Adicionar Comentário