Cidades Última Hora

Bombeiros alertam que curso pra crianças não é da corporação

O corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para dois possíveis golpes que estão rolando e envolvendo o nome da corporação.

Um curso chamado “Aprendiz Mirim Civil” foi anunciado pelo Instagram e aconteceu no fim de semana, num hotel do centro de Itajaí. Cerca de 150 crianças teriam se inscrito pra participar do curso.

Um pai levou a filha de sete anos. Os organizadores querem cobrar R$ 700 para  cada criança participar do restante da capacitação, que teria várias horas de atividades em local que ainda não foi confirmado, mas que seria a partir do dia 30 de janeiro.

Entre as disciplinas estariam as de primeiros socorros, prevenção  de acidentes, segurança do lar e na escola. Segundo uma mãe, os organizadores ainda alegam que o curso será ministrado por bombeiros militares de Itajaí.

Outra mãe diz que pagou R$ 150 pelo curso e informou que os organizadores pegaram o e WhatsApp dos pais para montar um grupo de participantes. Só que os pais começaram a desconfiar da história, quando ficaram sabendo que os bombeiros militares não tem nada a ver com o curso.

A corporação dos bombeiros esclareceu ao DIARINHO que não promove nenhum curso de Aprendiz Mirim Civil. Os únicos cursos disponibilizados pelos bombeiros militares às crianças são o Golfinho e o bombeiro Mirim, mas eles estão suspensos por conta da pandemia. “Anúncios dessa natureza são de empresas privadas, que não tem qualquer relação comercial ou institucional com a corporação”, explica a nota dos bombeiros.

No site Reclame Aqui há várias denúncias contra os organizadores do “Aprendiz Mirim Civil”, alegando que os organizadores não realizam o curso e não devolvem o dinheiro pago adiantado pelos pais.

E-mails como armadilha

Os bombeiros publicaram uma nota de esclarecimentos sobre um golpe que usa de e-mails mentirosos. Pessoas estão recebendo mensagens com boletos de taxas e pedindo arrecadação de valores que supostamente seriam para o Corpo de Bombeiros.

O órgão alerta que atualmente só cobra três tipos de taxas, que são vistoria de Habite-se; análise de projetos e vistoria de funcionamento. A emissão destes boletos pra pagamento é feita diretamente no site da corporação: portal.cbm.sc.gov.br.

Os bombeiros frisam  ainda que o endereço dos e-mails oficinais é sempre @cbm.sc.gov.br. e enfatiza que não é uma prática do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina enviar e-mails com aviso de taxas em aberto.

(Diarinho)

Equipe de Notícias

Hora da Notícia é um jornal online, atualizado em tempo real através do endereço www.horadanoticialitoral.com.br, que disponibiliza informação geral independente e pluralista.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campeonato Brasileiro

Carregando…

Campeonato Brasileiro

Media of the day

Publicidade

Tabela do Brasileirão

Carregando…

Campeonato Brasileiro