Ao longo da construção da humanidade, a figura feminina foi sendo colocada, através do imaginário da sociedade, em um papel único e limitante, repleto de estereótipos: de ser delicada, recatada, dona de casa, mãe…Papéis que, até os dias de hoje, são questionados por movimentos sociais que afirmam que a mulher pode ser tudo isso, sim, mas também muito mais. Não se encaixar nesses aspectos não é errado ou abominável, nem faz alguém pertencer menos ao gênero feminino. A liberdade proporciona, na verdade, uma mulher mais empoderada, dona de si e independente. Adjetivos esses que se ajustam perfeitamente à última homenageada da série Mulheres Que Inspiram: a policial militar Janaína Werner.
O vídeo da cabo foi exibido nesta segunda-feira (29) e foi o tributo final de muitos outros prestados às mulheres pela Câmara de Vereadores de Porto Belo neste mês de março. Nele, Janaína conta sobre sua vida e conquistas, tanto profissionais quanto pessoais, e mostra que há muitos aspectos sobre ser mulher. Cita, como exemplo, o fato de trabalhar com crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – incumbência que envolve carinho e afeto – e também ter tido uma passagem de destaque na Força Nacional, em que teve a oportunidade de atuar no projeto-piloto lançado pelo então ministro da Justiça Sérgio Moro em 2019, como parte do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.
De fato, além de ter atuado em umas das cidades mais violentas do País (Cariacica, no Espírito Santo), através do programa, Janaína participou, em 2008, de um curso de operações táticas. Uma das poucas mulheres em Santa Catarina a ter a formação nessa área policial, a cabo afirma que muitos homens ficam pelo caminho, já que o curso exige grande resistência para enfrentar situações extremas de sede e fome. Com isso, em seu depoimento, a policial militar mostra mais uma vez que sensibilidade não precisa ser um aspecto só atribuído ao lado feminino, assim como a racionalidade e força não são características exclusivamente masculinas.
Assista ao vídeo de Janaína abaixo e confira os demais episódios da série neste link.https://www.youtube.com/embed/jKv4swfnEvk
MULHERES QUE INSPIRAM
O projeto Mulheres Que Inspiram é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, baseada na Lei Municipal 1687/2009, que institui a Semana Municipal da Mulher. A lei determina que, em comemoração ao dia 8 de março sejam realizadas ações como eventos, homenagens e campanhas publicitárias institucionais voltadas à saúde, proteção e promoção social das mulheres. Como, em razão da pandemia do Covid-19, não há a possibilidade de promover eventos com presença de público, a Procuradoria decidiu realizar uma série de vídeos com o intuito de homenagear figuras femininas empoderadas e inspirar outras mulheres a serem livres, exercerem sua independência e perceberem o seu valor.
Ao todo seis mulheres, uma em cada sessão ordinária deste mês, foram apresentadas e falaram sobre suas vidas, carreiras e sobre o papel que exercem como mulheres — além, claro, de contarem como lidam com as adversidades impostas pelo contexto machista em que vivemos.
Adicionar Comentário